Os 5 edifícios mais emblemáticos do Dubai

O Dubai é uma cidade localizada nos Emirados Árabes Unidos, na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país e o mais populoso, com cerca de 2.262.000 habitantes.

O Dubai é conhecido mundialmente por ser uma cidade de arquitetura moderna, futurista e com enormes arranha-céus que desafiam as leis da física. O Dubai é, sem dúvida, um conto das mil e uma noites transformado em realidade. Com temperaturas escaldantes entre maio e setembro, pode ser visitado em qualquer altura do ano, já que em janeiro, por exemplo, a água do mar chega a uns agradáveis 25º C. Conheça agora 5 dos edifícios mais emblemáticos e espetaculares do Dubai.

1. Burj Khalifa

Burj Khalifa

Depois de seis anos de construções, o Dubai assistiu à inauguração do edifício mais alto do mundo a 4 de janeiro de 2010. A construção do estilizado Burj Khalifa foi dirigida pelo famoso arquiteto americano Adrien D. Smith e o seu nome é uma homenagem ao Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan.

Este edifício está localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade: a Sheikh Zayed Road e a Financial Center Road. Trata-se da estrutura mais alta do mundo com 828 metros de altura, 160 andares e 49 elevadores. O Burj Khalifa possui ainda estações radiofónicas, suítes presidenciais, quartos de hotel, habitações, escritórios, restaurantes, piscinas, centro de observações e uma mesquita.
O aço usado nesta construção dava para construir uma estrada que percorresse um quarto da circunferência terrestre (dos Estados Unidos ao Oriente Médio). Também é de realçar que este edifício usa uma quantidade de energia elétrica equivalente ao gasto de 500 mil lâmpadas de 100 Watts ao mesmo tempo e ainda precisa de 1 milhão de litros de água por dia!

2. Rose Tower (Abbco Rotana)

Rose Tower

O Rose Tower, também conhecido como Rose Rotana Suites, é o edifício, exclusivamente hoteleiro, mais alto do mundo. Ele foi inaugurado a 23 de dezembro de 2009, tem uns impressionantes 333 metros de altura, 482 quartos repartidos em 72 andares, dois restaurantes, uma cafetaria, uma piscina exterior, um health club e uma sauna.

Este edifício situa-se na emblemática avenida Sheikh Zayed Road, perto do Centro de Exposições e Convenções Internacional e do Shopping Center (Dubai Mall), o maior centro comercial do mundo.

3. Burj Al Arab ou Hotel Vela

Burj Al Arab

O Burj Al Arab é um edifício de 60 andares e de 321 metros de altura que dispensa apresentações. Ele foi construído entre 1994 e 1999 sobre uma ilha artificial, situado na frente da costa do Golfo Pérsico, e é conhecido em toda a parte pela forma arquitetural de embarcação em vela.

É o segundo maior hotel do mundo, superado apenas pelo Rose Tower, também no Dubai. É o único hotel no mundo de sete estrelas e o seu nome significa “Torre Arábica”. Ícone de luxo e sofisticação, o Burj Al Arab tem suítes enormes a preços exorbitantes, serviço de aluguer de carros com uma frota formada por Rolls Royce, um heliporto e 9 restaurantes.

4. Torre Cayan

Torre Cayan

A Torre Cayan foi inaugurada a 10 de junho de 2013 e é a maior torre em forma de espiral do planeta. Com uma estrutura metálica de 310 metros de altura, o edifício está localizado na marina artificial do Dubai.
Os apartamentos deste edifício têm vista para a marina, para o mar e para Palm Jumeirah, a ilha artificial em forma de palmeira. A sua construção iniciou-se em 2006 e foi projetada pelo mesmo escritório de arquitetura que projetou o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.

Este arranha-céus tem 75 andares e cada um deles tem um deslocamento de 1,2 graus, proporcionando assim uma rotação de 90 graus da torre. O apartamento mais barato, com dois quartos, custa cerca de 497 mil euros/1.8 milhões de reais.

5. Mesquita de Jumeirah

Mesquita de Jumeirah

A Mesquita de Jumeirah, situada na área setentrional da estrada de Jumeirah Beach, no bairro nobre de Jumeirah, foi construída em 1978, segundo a tradição fatímida medieval e tem capacidade para 1 200 pessoas.

É a única mesquita dos Emirados Árabes Unidos a abrir as suas portas aos povos não-muçulmanos e a oferecer visitas guiadas especiais para quem quer conhecer de perto o local dos cultos religiosos dos muçulmanos. É, sem dúvida, um dos locais turísticos mais emblemáticos e fotografados, principalmente à noite, quando está iluminada.

Créditos imagens: 1,2,3,4,5

 

Comentários

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários