Os 10 maiores aeroportos do mundo

Quando questionadas sobre aquilo que dá mais prazer na vida, muitas pessoas responderiam em uníssono: viajar. De facto, seja em lazer ou em trabalho, as viagens permitem uma série de experiências que aumentam a nossa cultura, a nossa predisposição para aquilo que é diferente e, sobretudo, a nossa capacidade de adaptação.

Quem faz das viagens uma rotina anual, sabe que os aeroportos não são iguais nos quatro cantos do mundo. Há alguns, localizados em países menos desenvolvidos, que parecem saídos de um verdadeiro filme de suspense, de tão pequenos e suspeitos que se apresentam. Pelo contrário, existem muitos outros que, fruto da sua dimensão e da oferta apresentada aos clientes, são amplamente reconhecidos por quem gosta de viajar. Conheçamos então os 10 maiores aeroportos do mundo.

1. Aeroporto Internacional de Atlanta


Créditos imagem

O maior aeroporto do mundo é o de Atlanta (Hartsfield-Jackson), que regista uma movimentação de cerca de 95 milhões de passageiros por ano. É a infraestrutura que mais aterragens e descolagens recebe anualmente desde 2005, sendo o ponto central para a companhia aérea Delta Airlines, que transporta cerca de 59% de todos os passageiros deste aeroporto. O aeroporto dispõe de 5 pistas, sendo que a maior tem 3624 metros de extensão.  

2. Aeroporto Internacional de Pequim


Créditos imagem

Na 2ª posição está o Aeroporto Internacional de Pequim, registando um total de 80 milhões de passageiros por ano. Em 2008 sofreu obras de alargamento para receber os Jogos Olímpicos, tornando-se no maior aeroporto da Ásia. O telhado é aerodinâmico e tem forma de dragão, apelando à emoção de voar e evocando as simbologias e as cores (vermelho e dourado) tão características da cultura tradicional chinesa.

3. Aeroporto de Heathrow


Créditos imagem

Em 3º lugar surge o Aeroporto de Heathrow, em Londres, que regista cerca de 70 milhões de passageiros por ano. Este é o aeroporto com mais tráfego da Europa. Anualmente, só em cargas, movimenta aproximadamente 1 milhão de toneladas. Os principais destinos dos passageiros que partem de Heathrow são: Nova Iorque, Emiratos Árabes Unidos e Irlanda. No dia 8 de Junho de 1968, James Earl Ray, o homem condenado pelo assassinato de Martin Luther King, foi capturado e preso neste aeroporto enquanto tentava fugir da Inglaterra, utilizando um passaporte canadiano.

4. Aeroporto Internacional O’Hare


Créditos imagem

Em 4º lugar encontra-se o Aeroporto Internacional O’Hare (Chicago), com uma média de 67 milhões de passageiros por ano. Foi considerado, durante 10 anos seguidos (entre 1997 e 2007), “O Melhor Aeroporto dos Estados Unidos”. É um aeroporto vocacionado para voos internos, tendo como principais destinos: Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco. Esta infraestrutura, que começou por ser uma fábrica de aviões, passou a aeroporto em 1949.

5. Aeroporto Internacional de Tóquio


Créditos imagem

A meio da tabela surge o Aeroporto Internacional de Tóquio, que movimenta por ano cerca de 67 milhões de passageiros. Também conhecido por Aeroporto Haneda, opera quase a totalidade dos voos internos do Japão. Uma particularidade deste aeroporto é que reserva a exclusividade de um terminal para aeronaves privadas como, por exemplo, a Air Force One japonesa.

6. Aeroporto Internacional de Los Angeles


Créditos imagem

O 6º lugar pertence ao Aeroporto Internacional de Los Angeles que movimenta aproximadamente 63 milhões de passageiros anuais. Apesar de existirem trajetos internacionais (nomeadamente para a América Latina), a maioria são voos nacionais. A base aérea da Guarda Costeira dos Estados Unidos está sedeada neste aeroporto, tendo sido alvo de uma tentativa de ataque terrorista na passagem de ano de 1999 para 2000, pelo argelino Ahmed Ressam (Al-Qaeda). Ahmed foi intercetado e capturado em Port Angeles (Washington), não efetivando assim o ataque.

7. Aeroporto Charles de Gaulle


Créditos imagem

No 7º lugar está o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Também conhecido por Aeroporto de Roissy, movimenta em média 60 milhões de passageiros por ano. Tem como rotas mais populares Madrid, Roma e Nova Iorque. Em Agosto de 1988, Mehram Karimi Nasseri (um imigrante iraniano refugiado) ficou retido na imigração do aeroporto. Depois de se ter verificado que a sua entrada no aeroporto tinha sido legal e que não tinha nenhum país de origem atribuído, Nasseri viu-se obrigado a viver no terminal 1. Assim foi até ao final de 2006, quando adoeceu e teve que receber assistência médica. O filme “Terminal”, realizado por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Hanks, foi precisamente inspirado nesta história de vida.

8. Aeroporto Internacional de Dallas


Créditos imagem

O Aeroporto Internacional de Dallas (Fort Worth) ocupa a 8ª posição desta lista, com uma movimentação de aproximadamente 51 milhões de passageiros por ano. Assegura voos nacionais, mas também internacionais de grande distância, servindo destinos turísticos como, por exemplo, Cancun, cidade do México; Londres e Tóquio. O primeiro voo de uma aeronave supersónica (o Concorde) a pisar solo americano realizou-se no Aeroporto de Dallas em 1973, para comemorar a sua inauguração.

9. Aeroporto de Frankfurt


Créditos imagem

Em 9º lugar encontra-se o Aeroporto de Frankfurt, com uma média de 56 milhões de passageiros por anos. A sua vocação passa praticamente por voos internacionais, servindo 270 destinos em 111 países. É o aeroporto europeu com maior movimento de carga (e o segundo a nível mundial), com um volume anual de 2,17 milhões de toneladas métricas. Serve de sede para a principal companhia aérea alemã, a Lufthansa.

10. Aeroporto Internacional de Hong Kong


Créditos imagem

Em último lugar do top dez está o Aeroporto Internacional de Hong Kong que movimenta, todos os anos, cerca de 53 milhões de passageiros. Emprega 60 000 funcionários e opera com 90 companhias aéreas, servindo 154 destinos por todo o mundo. Também é conhecido como o Aeroporto de Chek Lap Kok. Devido a uma elevada densidade populacional, o aeroporto ocupa uma ilhota artificial englobada na ilha de Lantau, tornando-se, dos dez, o aeroporto mais pequeno em termos de área ocupada (12,48 Km2).

Comentários

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários