Como trabalhar num escritório de arquitetura

Trabalhar num escritório de arquitectura

Para conseguir trabalhar na área de que mais gosta é necessário que esteja à altura do posto a que se candidata. Falemos num escritório de arquitetura, por exemplo. Se a sua vocação é ser um bom arquiteto, terá que trabalhar no sentido de merecer o seu posto de trabalho e de estar apto para tal. Não será fácil conseguir o lugar de arquiteto numa primeira volta, a não ser que tenha já experiência no ramo, fator este que é cada vez mais valorizado, sobrepondo-se até à possibilidade de se ter talento e estar capacitado a fazer um bom trabalho. Seja realista, não sonhe demasiado alto numa primeira fase, no entanto, não tire os olhos do objetivo. Afinal, a sua aspiração é ser um bom trabalhador numa empresa de arquitetura e é nesse sentido que deverá trabalhar. Saiba como trabalhar num escritório de arquitetura e seja um funcionário exemplar e de sucesso.

Formar-se e informar-se devidamente

Complete a educação obrigatória e vá mais longe. Com trabalho árduo, dedicado e orientado para o sucesso, aprendizagem e, claro, boas notas, verá que terá meio caminho andado para que, no futuro, consiga abrir portas importantes para a sua carreira. Para tal, além da educação formal em arquitetura, é bom que se informe sobre a área de modo a ter um conhecimento profundo e saiba exatamente o que é necessário e esperado de si.

Aprender a funcionar com os programas mais importantes

Programas como o autoCAD, métodos de gestão de projetos e plantas, uma boa biblioteca da área, profundo conhecimento, aprendizagem e atualização contínuas são alguns dos requisitos para o sucesso numa empresa de arquitetura. Poderá ter aprendido bastante enquanto estudante, mas saiba que nunca é o suficiente, terá que continuar a estudar as atualizações e ferramentas de trabalho, bem como quaisquer novas que venham a surgir.

Não ter medo de começar como estagiário ou num cargo inferior ao que pretende

O seu sonho, porventura, será ser um arquiteto que ultrapassa todos os problemas na construção de uma casa, mas isso não se constrói rapidamente. Aceite trabalhar como estagiário numa empresa que aceite o facto de ainda não ter experiência profissional e aproveite essa oportunidade para crescer, aprender e beber tudo o que os arquitetos já experientes têm para ensinar.

Ser fiel aos objetivos e prazos da equipa

Ser-se organizado, rápido, eficiente e fiel ao trabalho pedido são características importantes para que seja notado no escritório em que trabalha. Saiba destacar-se pela positiva e verá que o seu trabalho será recompensado devidamente.

Ser dedicado e responsável

Tal como no ponto anterior, é também importante que mostre que se consegue dedicar em pleno às tarefas que lhe deleguem e aceitar e manter uma postura responsável e atenta perante cada projeto que lhe passe pelas mãos, seja enquanto estagiário ou enquanto for subindo passo a passo até ao seu objetivo. Trabalhe em prol da empresa e não a seu favor. Vista a camisola e mostre-se focado nos grandes objetivos a cada passo que toma.

Mostrar talento e motivação

Quando surgir a oportunidade de mostrar o seu talento, esteja preparado. Vá estudando e aprendendo em casa, atualizando o seu conhecimento e agarre cada oportunidade de mostrar o seu valor com afinco. Mostre-se sempre disponível a trabalhar com motivação e empenho.

Agarrar oportunidades para subir de posto no escritório

Se surgir uma abertura para uma promoção ou para entrar para os quadros e tiver seguido todos os pontos anteriores, os seus superiores lembrar-se-ão de si. Se lhe propuserem um cargo melhor, esteja preparado para tal e mostre a mesma dedicação que mostrou no cargo anterior.

Trabalhar num escritório de arquitetura é diferente do que trabalhar num outro ofício, no entanto, existem pontos convergentes. Seja um bom trabalhador, seja competente, atento, responsável. Aprenda com quem já conhece bem o ofício e construa em si o arquiteto que aspira ser.

Comentários

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários